Pesquisar

Translate

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SESCAP-PR alerta: prazo para certificação está encerrando

A partir de janeiro, acesso ao canal Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal, será possível somente com Certificado Digital.

Termina em dezembro o prazo concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF) para a aquisição do Certificado Digital padrão ICP-Brasil. As empresas deverão possuí-lo para realizar a transmissão de arquivos pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), assim como a operação de toda a sistemática CAIXA PIS/Empresa. O acesso ao canal de relacionamento Conectividade Social migrou para o padrão Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil).

As empresas e pessoas físicas - que fazem depósitos mensais para seus funcionários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – que não cumprirem com as exigências poderão encontrar problemas. “A CEF não estipula punição específica aos que não cumprirem o prazo. Entretanto, quem atrasar para transmitir o recolhimento do FGTS, será multado. E, para realizar este procedimento, precisará do Certificado Digital”, afirma Gilmar Forchezatto, da CEF.

A adaptação do sistema, implantado em maio, se deve à mudança do programa Conectividade Social, que migrará para o padrão Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil). “Com o Conectividade Social ICP, o acesso é totalmente online e elimina a necessidade de instalação de softwares para transmissão de arquivos de FGTS” explica Forchezatto.

CERTISCAP

Para adequar-se ao novo sistema, os empresários podem procurar a CERTISCAP, Autoridade de Registro de Certificação Digital do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR). “O SESCAP-PR, como Autoridade de Registro credenciada junto ao ITI, coloca toda a sua estrutura de atendimento de Certificação Digital à disposição das pessoas, físicas e jurídicas, que necessitem adquirir Certificados Digitais ICP-Brasil”, afirma o presidente do SESCAP-PR, Mauro Cesar Kalinke.

Desde agosto de 2007, a CERTISCAP possui credenciamento concedido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão ligado à Presidência da República, para fazer a emissão dos certificados. Além da sede em Curitiba, os oito escritórios regionais do SESCAP-PR (Arapongas; Cascavel; Foz do Iguaçu; Guarapuava; Maringá; Pato Branco; Toledo e Umuarama) também estão habilitados para atender pessoas físicas e jurídicas que necessitem adquirir os Certificados Digitais.

Para mais informações, entre em contato: sescap-pr@sescap-pr.org.br ou
www.arsescap-pr.org.br

Fonte: SESCAP-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário