Pesquisar

Translate

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Paraná tem novo Código de Segurança contra Incêndios

Já está disponível no site do Corpo de Bombeiros do Paraná (www.bombeiros.pr.gov.br) a versão digital para consulta e download do novo Código de Segurança contra Incêndios e Pânico. O código, válido para novas edificações de todo o Estado, entrou em vigor no dia 8 de janeiro.

O novo código é mais abrangente que a última versão, de 2001. Uma das principais mudanças é a exigência de sistemas de mangotinhos (ou mangueiras de borracha) de fácil manuseio pelo usuário, para o combate a incêndios tanto em edificações comerciais como em residenciais. Outra novidade é a obrigatoriedade de entradas de ar para a extração de fumaça em caso de incêndio.

A terceira mudança é a divisão (compartimentação) horizontal e vertical das edificações, com a instalação obrigatória de paredes, portas, vedadores ou selos corta-fogo como divisão entre os ambientes.

“O Corpo de Bombeiros atua em um processo contínuo de aperfeiçoamento das medidas de segurança, a partir de padrões nacionais e internacionais, e com base nas ocorrências atendidas nos últimos anos”, disse o capitão Ivan Ricardo Fernandes, responsável pela área de engenharia do Corpo de Bombeiros do Paraná.

A nova edição tem por objetivo facilitar o entendimento da norma, com a adoção de um texto de fácil compreensão, além de gráficos, tabelas e figuras que auxiliam os interessados.

Os projetos arquitetônicos ou de prevenção de incêndios que foram protocolados ou aprovados junto ao Corpo de Bombeiros até 7 de janeiro deste ano serão analisados e vistoriados seguindo o Código de Prevenção de Incêndios anterior.

ORIENTAÇÃO – O Corpo de Bombeiros do Paraná prepara um cronograma com palestras nos municípios para orientar sobre o novo código. A primeira palestra foi ministrada para engenheiros e arquitetos da prefeitura de Curitiba, no último dia 18.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário