Pesquisar

Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Conectividade Social: prazo para obter certificado encerra em 30 de junho

Dados da Caixa Econômica Federal apontam que 50% das empresas ainda não adquiriram a tecnologia

O SESCAP-PR alerta os empresários sobre o fim do prazo para aquisição do certificado digital. A partir de 30 de junho, o acesso ao canal de relacionamento Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal, só será possível com a nova ferramenta. “É importante que os profissionais não deixem este compromisso para a última hora”, aconselha o presidente do SESCAP-PR, Mauro Cesar Kalinke, lembrando-se das longas filas registradas nos pontos de atendimento no ano passado.

No Brasil, a expectativa é que cerca de três milhões de empresas deverão aderir ao certificado digital. Desse total, 1,2 milhão (40%) já estão certificadas e outras 1,8 milhão (60%) ainda precisam passar pelo processo. No Paraná, 100 mil empresas, das cerca de 200 mil previstas, ainda não adquiriram o certificado digital padrão ICP Brasil, conforme dados da Caixa Econômica Federal (CEF). “A procura pela certificação está abaixo do esperado”, afirma Vilson Willemann, gerente de FGTS da Caixa Econômica Federal – Paraná.

As empresas que fazem depósitos mensais para os seus funcionários no FGTS que não cumprirem às exigências poderão enfrentar problemas. Conforme ocorre regularmente, as empresas que atrasarem a transmissão do recolhimento terão de pagar multa.

Certiscap

Para adquirir o certificado digital, o empresário pode procurar uma Autoridade de Registro (AR), dentre elas o SESCAP-PR, que é credenciado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão ligado à Presidência da República. Para mais informações, acesse:
www.arsescap-pr.org.br ou ligue (41) 3222-8183.

Cartilha

Com o objetivo de trazer melhor entendimento sobre o uso da Conectividade Social ICP, a Caixa Econômica Federal disponibilizou cartilha com dicas, onde estão contidas explicações para melhor entendimento das principais mensagens apresentadas e os procedimentos adotados para sua solução, e ainda orientações aos usuários quanto à utilização de algumas das suas funcionalidades.

Esse material atende à demanda recebida pela Fenacon em reunião realizada no dia 13 de abril. Na ocasião, a Fenacon, representada pelo Diretor de Tecnologia e Negócios, Carlos Victorino, discutiu as dificuldades técnicas do portal da Conectividade Social- ICP Brasil.

Para acessar a cartilha
clique aqui.

Fonte: Sescap/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário